sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Dicas Dieta


Aproveito para colocar aqui outros hábitos saudáveis que ajudam também a perder peso e não sair da dieta...


- Beber 2l de água por dia. Essa dica todo mundo sabe, mas que não é fácil não é. O que faço é sempre ter uma garrafa de 1l por perto e vou bebendo enquanto vou trabalhando... Também evito beber água pelo menos meia hora antes e depois de comer qualquer coisa porque atrapalha minha digestão.

- Tentar comer o maior número de alimentos integrais possíveis. Meu sucrilhos de manha é integral, troquei o pão, arroz e o macarrão pela versão integral (que pra falar a verdade até prefiro o sabor, o único inconveniente é que demora mais tempo pra cozinhar), lanches da manha e da tarde são sempre barras de cereais integrais ou all-bran, etc.

- A geladeira e os armários da minha casa só possuem alimentos lights e saudáveis. Assim quando sinto a compulsão de comer não tenho alimentos muito calóricos e a preguiça de sair e comprar algo é sempre maior...

- Uso prato e copos de tamanho menor, assim a quantidade de comida automaticamente é reduzida. Também criei o habito de sempre tentar deixar um restinho no prato, assim sempre me da sensação de que não comi muito e me motiva a continuar a dieta já que estou comendo ainda menos do que deveria!

- Quando faço exercícios sempre tento “puxar” um pouco mais no final, assim me da à sensação de que fiz mais do que meu treino previa e me da uma ótima sensação de vitória e um estímulo maior para os próximos treinos. Também procuro fazer exercícios todos os dias em que trabalho e descanso nos fins de semana. Assim meu corpo acostumou com essa rotina como a rotina do trabalho e acontece com muito menos freqüência à preguiça e o pensamento de não ir...

- Sempre tento comer ou beber alguma coisa de 3 em 3 horas ou um intervalo máximo de 4 horas. Se não posso comer nada, ao menos um suco ou uma fruta, assim sinto que meu organismo se sente mais saciado nas refeições maiores.

- Eu amenizei minha vontade de comer doce depois das refeições tomando um café depois do almoço e tomando um suco depois da janta. Também reduzi a medida de adoçante que usava que eram 4 bolinhas e hoje são só duas. Isso também me ajudou a reduzir a gula por doces...

- Crie e procure novas receitas para os alimentos saudáveis. Eu não agüentava mais frango grelhado e legumes cozidos... Eu tenho tentado muitas outras receitas novas e tem me ensinado a gostar dos alimentos saudáveis. Eu considero que o acréscimo de algumas calorias nas receitas com uso de algum outro ingrediente (molhos, ervas, queijo, leite, arroz, macarrão, sempre na versão light ou integral) é muito mais benéfico que enjoar dos alimentos e sair da dieta em alguns dias...

- Nem sempre o peso é a melhor maneira de saber se está emagrecendo ou não, principalmente no caso de se praticar exercício físico também. Isso porque o exercício físico faz com que a gordura seja substituída por músculos que pesam mais. É por isso que em alguns casos algumas pessoas reclamam que engordaram nas primeiras semanas, mas na verdade não. Tire suas medidas e repare as mudanças no seu corpo, como suas roupas estão caindo melhor ou mais largas...

- Se sentir vontade de comer alguma coisa, coma. Antes se pergunte se você realmente não pode resistir (às vezes a sensação de vitória quando se resiste a uma guloseima é muito melhor que comer-lo). A única coisa é sempre controlar a quantidade, pois assim que realmente se aprende a ter uma vida mais saudável e se perde peso e se mantém para sempre...

- Leia, busque informações e aprenda o máximo que puder sobre o assunto, assim também vai saber fazer as escolhas certas quando te der vontade de comer um sorvete, jantar fora ou no churrasquinho...

4 Comments:

Anônimo said...

Olá, obrigada pelo teu pulinho ao meu blog. Também estou a fazer a dieta shangri-la e podes me adicionar a tua lista de blogs :)
Falando sobre o teu post, eu deixei de comer coisas light, principalmente com adoçante artificial, segundo li o aspartame aumenta o apetite e os ataques de gula. Por isso prefiro comer com açucar ou mesmo sem nada. A diferença calorica entre eles não é muito grande por isso o dano nao e muito :)
Beijokas e boa sorte!!

Marcela said...

Olá Lia, obrigada pela visita. Não conhecia essa dieta shangri-lá, vou acompanhar seu blog para saber mais sobre seu sucesso.
Vou te dizer que não sei ainda como adicionar seu blog ao meu, rs, mas assim que descobrir, pode ter certeza que já estará em minha lista de favoritos.
Grande beijo

Carlinha Fernandes said...

Oi e ai no final já perdeu qtos quilos? Bom final de semana.

Anônimo said...

ler todo o blog, muito bom