quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Sobre Dietas...

Hoje encontrei um artigo muito interessante sobre dietas e perda de peso baseado em pesquisas e gostaria de postar aqui um resumo já que o artigo é longo…
Para quem se interessar pelo artigo original em inglês: http://www.amptoons.com/blog/archives/2006/04/03/the-case-against-weight-loss-dieting

O Caso contra as Dietas

“Provavelmente nenhum conselho médico é dado tão frequentemente e com tão pouca base racional quanto à pressão para que as pessoas obesas percam peso”

1) Para a maioria das pessoas obesas, as Dietas não funcionam

Isso significa duas coisas: que a quantidade de peso que se perde não faz com a pessoa deixe de ser obesa e que essa perda geralmente não é mantida. Não existe nenhum estudo clinico que comprove sucesso em longo prazo na perda de peso (5 anos). Grandes empresas ganham bilhões de dólares com as promessas de emagrecimento todos os anos, mas se uma empresa pudesse seguramente tornar pessoas obesas em magras iria fazer mais dinheiro que qualquer outra empresa no planeta.
Uma possibilidade que dificultaria a perda de peso permanentemente seria que nossos corpos se ajustam à redução de calorias ingeridas diminuindo a taxa metabólica e aumentando a proporção de comida estocada como gordura. Isso quer dizer que quanto mais você fizer dietas, mais difícil vai ser perder peso a largo prazo.

2) Perder peso faz aumentar a probabilidade de você morrer antes

Muitas vezes as pessoas ganham de volta o peso que perderam, mas isso não quer dizer que elas voltaram para onde estavam no ponto de vista da saúde. Isso quer dizer que existem estudos que indicam que a perda de peso reduz a mortalidade e outros que indicam que inclusive aumenta.
Algumas vezes pessoas que fizeram dietas têm mais chance de morrerem por problemas cardiovasculares que pessoas obesas que mantêm o seu peso estável. Especialmente as pessoas que perdem peso e voltam à ganha-lo (o efeito sanfona) aumentam ainda mais os riscos a saúde com efeitos como: pressão alta, colesterol alto, câncer...
Exercícios físicos moderados é a única coisa comprovada que faz aumentar sua longevidade e qualidade de vida...

3) A idéia de “normalizar” os hábitos alimentares é um mito

Normalmente se acredita que pessoas obesas são assim porque comem mais e se exercitam menos e que se pessoas magras. Que se magros comessem como gordos também seriam obesos, e que se os obesos comerem normalmente como os magros eles iram emagrecer.
Muitos estudos tentaram comprovar que pessoas obesas comem mais calorias, mas não tiveram sucesso. É verdade que muitas pessoas acima do peso têm dietas ricas em calorias, gorduras, fast food, etc, mas também existem muitas pessoas magras que comem assim. Nosso organismo é muito mais complicado que uma simples questão de comer mais ou menos e quanto gastamos de calorias.

4) Para Resumir:

- “Nunca foi comprovado cientificamente que uma dieta produza substancial perda de peso em longo prazo, a não ser em uma minúscula quantidade de indivíduos”.

- “Se a dieta funcionar ou não, pessoas que as fazem tem mais chance de morrer mais cedo do que as que mantêm seu peso estável ou que ganham peso lentamente”.

-“Para pessoas obesas (ou qualquer um) preocupado com sua saúde, a melhor opção é provavelmente exercício físico moderado e comer frutas, vegetais sem a preocupação com padrões de beleza e peso”.

-“O modelo em que todas as pessoas buscando perder peso esta baseado, em que pessoas obesas comem mais e devem aprender a comer como as magras, é provavelmente um mito”.

0 Comments: